segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Linha 3 do Metrô

Nota TCU
29/09/2009 - 19h46

Secretaria de Transportes

A Secretaria Estadual de Transportes conhece o relatório do TCU sobre a Linha 3 do metrô e, há mais de um mês, uma equipe de técnicos e advogados da secretaria está preparando as explicações necessárias a serem encaminhadas ao Tribunal, de forma que o projeto da Linha 3 prossiga normalmente.

A Secretaria Estadual de Transportes informa ainda que a Linha 3 ainda não entrou em fase de obra civil. Neste momento, estamos em fase de finalização do Projeto Executivo, quando são feitos estudos de sondagem e topografia, sem os quais a parte física não tem como ser executada.

Os levantamentos topográficos servem para identificar os lugares em que serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde vai circular o metrô: entre Barreto, em Niterói, e Guaxindiba, em São Gonçalo. Essa parte dos trabalhos está avançada. A prospecção começou por Niterói e segue para São Gonçalo.

Os trabalhos na fase atual, embora passem despercebidos aos olhos da população, são de fundamental importância, para que os técnicos possam calcular com precisão o local exato das fundações do viaduto. A Linha 3 do metrô é uma obra de grande envergadura, que vai implicar em mudanças estruturais nos bairros por onde a linha de 23 km vai passar.

Todo esse levantamento deve estar pronto até o fim do ano. O projeto da Linha 3 vai ligar a Estação Arariboia, no Centro de Niterói, até Guaxindiba. A obra beneficiará 350 mil passageiros por dia e já possui licença ambiental, e a de instalação já está concluída. Com a nova linha, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo nos horários de pico, que hoje é de uma hora e mea no trânsito, cairá para apenas 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário