segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Supervia

Estado e Banco Mundial assinam convênio para a compra de novos trens
25/09/2009 - 12h22


O governador Sérgio Cabral assinou com o Banco Mundial um convênio para a liberação de US$ 211,7 milhões, para a segunda etapa do Programa Estadual de Transportes, o PET II. Participaram da assinatura a vice-presidente do Banco Mundial(Bird) para a região da América Latina e Caribe, Pamela Cox, o diretor do Bird para o Brasil, Makhtar Diop e o secretário de Transportes Julio Lopes. O financiamento será utilizado na compra de 30 novos trens, que reforçarão a frota modernizada da concessionária SuperVia. Com a chegada dos novos trens, subirá para 68 o número de composições circulando com ar-condicionado nos ramais ferroviários.

- Depois de 10 anos, por força de muito ajuste e responsabilidade com o dinheiro público, o Estado do Rio felizmente recuperou sua capacidade de contrair empréstimos junto a organismos nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, demos ênfase naquilo que julgamos absolutamente prioritário em nosso governo: transporte coletivo. A qualidade de vida de uma região metropolitana deve se medir pela qualidade do transporte que ela tem. Assim, demos prioridade a ampliação da oferta de trens urbanos, em parceria com a SuperVia – observou o governador.

Cabral assinalou que, em 1998, o sistema ferroviário metropolitano transportava 100 mil passageiros por dia. Hoje são 500 mil usuários que utilizam 38 trens com ar-condicionado - mais os 30 novos que o Governo está comprando - contra 10 trens no ano da concessão do sistema. O governador destacou que sonha em chegar a 2014 com toda a frota metropolitana circulando com trens refrigerados.

Além do ar-condicionado, os novos trens, com capacidade para transportar até 1.200 passageiros cada um, terão design moderno e sistema de tração mais econômico, consumindo 60% menos energia em relação aos modelos atuais, espaço reservado a portadores de necessidades especiais e dispositivo de travamento automático das portas.

No fim de junho, o Banco Mundial deu aval para a compra dos trens, que já estão sendo fabricados pela empresa China National Machinery Import & Export Corporation, vencedora da licitação feita pela Secretaria de Transportes. Os chineses apresentaram o menor preço para o fornecimento das composições o que, em vista dos valores de mercado, garantiu uma economia de US$ 10,6 milhões aos cofres públicos. Esta foi a maior aquisição de trens feita pelo governo nos últimos 40 anos.

A execução da licitação para a compra dos novos trens foi muito elogiada por executivos do Banco Mundial, que consideraram o processo um dos mais rápidos e bem organizados já feitos na América Latina.

- O processo correu dentro de um absoluto rigor técnico. A assinatura do convênio é mais uma confirmação de que teremos, em breve, novos trens no sistema ferroviário metropolitano. Estes veículos serão de enorme importância para a melhoria do sistema hoje administrado pela SuperVia, significando um salto qualitativo de grande proporção nas viagens diárias de milhares de cidadãos - avaliou o secretário Julio Lopes.

O presidente da SuperVia, Amin Murad, reiterou as palavras do governador Sérgio Cabral de trabalhar e investir para que em 2014 todos os trens - 73 composições equipadas pela concessionária e 60 pelo Governo do Estado - circulem com sistema de ar-condicionado.

- Com a chegada dos 30 novos trens, devemos retirar de circulação pelo menos 16 composições que estão em uso, ou seja, aquelas que param mais, que trazem mais problemas para a operação do sistema e que reduzem nossos índices de pontualidade – explicou Murad.

Para o presidente da SuperVia, além do conforto para o usuário do sistema ferroviário, os novos trens também vão trazer uma melhoria operacional significativa, auxiliando, inclusive, no alcance de níveis de pontualidade melhores do que os registrados atualmente. Por outro lado, o intervalo entre os trens será reduzido, a partir de 2011, com a nova sinalização que começa a ser implantada após a aprovação de financiamento de R$ 70 milhões da SuperVia.

- Esses novos trens não reduzem o intervalo, eles melhoram a qualidade da operação e o conforto para o cliente. Em 2011, boa parte da sinalização estará concluída, e o intervalo entre os trens poderá chegar a 3 minutos, por exemplo, no ramal Deodoro - adiantou Murad


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