domingo, 11 de outubro de 2009

Linhas Vermelha e Amarela

VIAS EXPRESSAS

Linhas Amarela e Vermelha vão ganhar paredes de proteção acústica


Linha Verrmelha vai ganhar muros de 3 metros de proteção acústica. Foto: Mônica Imbuzeiro
O Globo, 11 out 2009

RIO - A partir de meados de novembro, barreiras acústicas e de proteção começarão a ser construídas nas linhas Amarela e Vermelha. Módulos de 38 metros de comprimento por quase três metros de altura, confeccionados em aço, concreto e policarbonato (material transparente), serão instalados em quase toda a extensão das duas vias expressas. Segundo o prefeito Eduardo Paes, somente as áreas que não são habitadas ficarão sem a proteção. Paes disse ainda que a questão da segurança não foi o principal motivo para a instalação dos muros.
- Temos duas vias expressas na cidade com uma característica curiosa. Em qualquer lugar do mundo ou do Brasil que você vá, as vias expressas de entrada da cidade são, em geral, separadas, para não pôr em risco a vida das pessoas e para proteger as áreas residenciais do barulho. A Linha Amarela tem hoje uma coisa absolutamente elitista: os locais de classe média têm barreiras de proteção acústica, o que não existe nas áreas mais pobres - afirmou o prefeito.
As barreiras exibirão contornos de montanhas que são ícones do Rio de Janeiro - como o Corcovado, o Pão de Açúcar, o Dois Irmãos e a Pedra da Gávea - além de pinturas que vão mostrar a cultura das comunidades locais. Para isso, será feito um concurso. Mais de 400 artistas poderão colaborar. Autores famosos também serão convidados a expor seus desenhos ao longo das duas vias. Paes acrescentou que o orçamento do projeto ainda não foi fechado e que todo o custo (para as duas vias) ficará a cargo da Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela.
O prefeito reconhece que as barreiras dão mais segurança, e reafirma que o barulho foi o principal motivo para a sua implantação. Ele também deixa claro que o objetivo não foi esconder as comunidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário